Esse blog foi criado para divulgar o trabalho do Canto Cidadão, Organização Não Governamental (ONG), da qual a Drª Risadinha Risolina é voluntária. Nesta página você lerá textos que expressam as experiências que tenho vivido.



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Renascimento


O primeiro post deste ano não poderia ser diferente. Nosso destino: São Luiz do Paraitinga, interior paulista. A cidade com 10 mil habitantes foi inundada por forte chuva no último dia de 2009 e amanheceu debaixo d’água no primeiro dia desse ano novo. O município cultiva um dos mais famosos carnavais de rua, mas infelizmente, este ano ficará sem a festa.
Houve uma morte nas imediações, mas todos os outros moradores foram resgatados no primeiro momento por praticantes de rafting, outro atrativo da cidade. “Foram os meninos do rafting que nos ajudaram com botes antes dos bombeiros chegarem”, disse uma moradora. Parabéns pessoal!Que Deus os abençoe.
Chegando à cidade ficamos impressionados com o tamanho do estrago. Confesso que fiquei receosa de que forma seríamos recebidos. Mas não poderia ter sido melhor. Foram seguidas as lições de vida, perseverança, união e amor que ouvimos e vimos.
Uma em especial me chamou muito a atenção, contada por um voluntário que ajuda com a limpeza que parece não ter fim. Um senhor disse ao rapaz que estava comovido com a união dos vizinhos e com a força para reconstruir. “Ele pensou que a vida dele tinha acabado quando se separou de sua mulher há alguns anos, mas percebeu que não era o fim. Depois aconteceram várias coisas que pareciam não ter saída. Contudo, se deu conta de que até o dia 31 de dezembro de 2009 vivia em uma cidade e no dia 1º de janeiro Deus tinha dado a oportunidade de começar uma vida nova em uma nova cidade sem ter que sair de seu canto.”
Aos 80 anos o senhor perdeu a casa, mas afirmou: “A vida é feita de grandes renascimentos.” O voluntário, que vive em São Paulo, terminou nossa conversa assim: “Toda vez que reclamar do trânsito da Marginal vou me lembrar disso.”
E foram muitas histórias de ação de graças que ouvimos de pessoas que ficaram apenas com a roupa do corpo. “O importante é a vida, o resto corremos atrás.”
Dona Goreti, moradora da cidade há quase 40 anos, não titubeou ao nos ceder o quintal de casa para fazermos um lanche. Não sobrou sequer uma lanchonete intacta em toda a cidade. Essa senhora nos acolheu com imensa sabedoria. Como mora na parte alta de São Luiz sua casa não foi muito prejudicada e sua família conseguiu dar apoio a várias pessoas. “Todos somos iguais. Recebi pessoas que eram riquíssimas e perderam tudo. Mas tenho certeza de que recuperarão em breve.”
Foi uma experiência inesquecível e que mexeu com certeza com os sentimentos de cada um dos Doutores Cidadãos que estiveram nesta cidade tão especial. Ano que vem iremos participar do tão esperado carnaval de São Luiz do Paraitinga. Como disse uma moradora. “Vocês já estão até fantasiados (rs).”
Sem contar os amigos da Assembleia de Deus, que tem oferecido chá, café, leite, pão e água gratuitamente. O trabalho e alegria da Cruz Vermelha, SOS Global, universitários, Breda, pessoal do rafting, Gaviões da Fiel, Sabesp, entre outras entidades e as centenas de pessoas que fizeram doações.

Sem falar no sorriso e abraços carinhosos das crianças. Fizemos a maior festa.
São incontáveis os momentos de emoção. Só sei de uma coisa: nunca mais seremos os mesmos depois desse dia. Há muita coisa para aprender.

9 comentários:

Anônimo disse...

Lindo texto, Dra. Risadinha!
Beijos!
Dra. Saíra!

Unknown disse...

COMENTAR O QUE?
O TEXTO JÁ É AUTO-EXPLICATIVO.

PARABÉNS A TODOS OS DOUTORES CIDADÃOS, E PARABÉNS A BRILHANTE JORNALISTA QUE COMO SEMPRE DETONA COM SEUS BELOS TEXTOS.

Dr.POLENTICÃO

Taty disse...

Eu adorei o texto, as fotos e principalmente a iniciativa. Juro que fiquei emocionada. Se soubesse, tinha pedido para ir junto.

Mais uma vez vc se superou amiga.

Parabéns

Melina disse...

Que trabalho mais lindo Havoleneeeeeee
parabéns !!!
que cada vezx mais vc seja usada por Deus para levar um pouco dele para quem tnto precisa !!!

Beijo
Melina

Simone disse...

Havolene boa noite!!!

Adoreiii esse projeto!!!

Como eu faço para saber mais sobre ele??

Bjinhus

Simone

Júnior disse...

Oi td bem?
É isso aí os Doutores fizeram um ótimo trabalho e agora eh soh ir ano q vem aproveitar o Carnaval da cidade e ver a mesma recuperada graças ao esforço de pessoas como vcs que fazem a diferença ajudando os necessitados
reerguendo assim a cidade e seus costumes.
Parabéns a todos e especialmente a vc Drª Risadinha!!!
Um grande beijo
vc eh d+

Unknown disse...

Oi Drª Risadinha
Belo texto e bela iniciativa do grupo Doutores Cidadãos.Assim como a Taty, fiquei comovida com a história e também gostaria de ter participado dessa comitiva de solidariedade e amor ao próximo.
Admiro muito você e os outros lindos doutores.
Um grande beijo
Meg

Simone disse...

Havolene boa noite!!!

Adoreiii esse projeto!!!

Como eu faço para saber mais sobre ele??

Bjinhus

Simone

Unknown disse...

Seu texto é muito bom mesmo amiga!