Esse blog foi criado para divulgar o trabalho do Canto Cidadão, Organização Não Governamental (ONG), da qual a Drª Risadinha Risolina é voluntária. Nesta página você lerá textos que expressam as experiências que tenho vivido.



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quem sonha nunca morre

Dentre tantas tragédias que, infelizmente acontecem todos os dias em nosso país, uma em especial me chamou a atenção: a morte do estudante de biomedicina Alcides do Nascimento Lins, de 22 anos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assassinado a tiros na madrugada de sábado, em sua casa, no Recife. Este ano, Alcides comemoraria com os colegas de sala a conclusão do curso. Segundo testemunhas, os criminosos estavam procurando por vizinhos do rapaz, mas como ele não soube informar onde estavam,o mataram.

Filho de uma ex-catadora de lixo, Maria Luiza do Nascimento, o jovem foi aprovado em 2007, em primeiro lugar na rede pública. Alcides sempre estudou em escola pública e era morador de uma comunidade carente, mas superou as dificuldades com a ajuda da mãe."Ela me aconselha a ter coragem, a não desistir, porque para a situação do país eu tenho que estudar bastante", disse o estudante em entrevista a um canal de televisão no ano em que passou no vestibular.

Sempre acreditei e acredito que a educação tem o poder de alterar realidades para melhor. Mas é triste e até revoltante pensar como a violência tem tomado conta de nosso dia a dia. É preciso que sejam tomadas providências urgentes para evitar a disseminação de crimes. Sei que o problema é bem mais embaixo e requer imensas modificações sociais. Contudo, penso que a violência só será combatida por meio de uma persistência pacífica na busca incessante pela igualdade social. Alcides lutou até o fim por seu sonho de acesso à educação e igualdade. Prefiro continuar crendo que quem tem sonhos nunca morre.

2 comentários:

Deise disse...

Adorei! bjs,
Deise.

Karin disse...

Le, você tem o dom da escrita! É lindo seu texto! Parabéns!!!! Por que não cria um site voltado a essa questão social? Poderia ser aberto a discussões de leitores! beijoooooo
Karin