Esse blog foi criado para divulgar o trabalho do Canto Cidadão, Organização Não Governamental (ONG), da qual a Drª Risadinha Risolina é voluntária. Nesta página você lerá textos que expressam as experiências que tenho vivido.



domingo, 6 de março de 2011

Como é ser um voluntário?


Desde que me encontrei com a Doutora Risadinha pela primeira vez em 2007, uma parceria foi estabelecida prontamente. Com o tempo constatei que o trabalho voluntário ultrapassou minhas expectativas e supera a cada dia. Aliás, nem tinha grande expectativa. A ideia era fazer uma nova experiência. E, sinceramente, achava que não daria conta de mais uma atividade. Mas o resultado de fazer parte de um projeto social atravessou os muros do hospital e da personagem. Habilidades foram despertadas. A Havolene levou a Risadinha para seu dia a dia e a Risadinha carrega um pouco da Havolene em suas andanças.
Sempre me questionam sobre como é ser um voluntário. Não dá para falar de todos os detalhes em poucas linhas (prometo que tentarei em outros posts), mas adianto que embora o termo voluntariado se refira a quem age espontaneamente e sem pagamento é válido frisar que não basta ter boa vontade. Antes, são necessários dois ingredientes básicos para ser voluntário: amor e compromisso. A partir disso, todos os outros itens - que se descobre com o tempo - serão acrescentados, que por experiência própria rendem frutos saborosos todos os dias. Garanto que muitas vezes você vai constatar... quem disse que o voluntário não recebe por seu trabalho. Aliás, ganha bem mais do que doa. Tenha certeza disso!(Havolene Valinhos)

2 comentários:

@Denisdoug disse...

Gostaria de Ser voluntario em Hospitais do ABC mas não sei como fazer! podes me dizer como? denis.alvesc@hotmail.com

rosana disse...

Ola faço enfermagem e gostaria de ser voluntario em algum hospital maua email rosana1414@itelefonica.com.br