Esse blog foi criado para divulgar o trabalho do Canto Cidadão, Organização Não Governamental (ONG), da qual a Drª Risadinha Risolina é voluntária. Nesta página você lerá textos que expressam as experiências que tenho vivido.



domingo, 5 de junho de 2011

Sorria e ria muito mais

A magia dos sorrisos e risadas
(Trechos do livro Desvendando os segredos da Linguagem Corporal)

O que faz deste ícone um dos mais irresistíveis do mundo?

A ciência provou que quanto mais você sorri, mais respostas positivas obtém das outras pessoas.

Do ponto de vista psicológico, o riso e o choro estão intimamente ligados. Procure se lembrar da última vez que uma piada lhe provocou um acesso de riso incontrolável. Como você se sentiu em seguida? O corpo ficou todo formigando? Isto acontece porque as endorfinas liberadas pelo Cérebro produzem o que já foi descrito como um “barato natural”, a mesma dos viciados quando tomam drogas. As pessoas que têm dificuldades em rir, nos momentos difíceis da vida costumam recorrer às drogas e ao álcool para obter a mesma sensação produzida pelas endorfinas liberadas pelo riso.

Paul Ekman descobriu que uma das razões pelas quais somos atraídos por rostos alegres e risonhos é que, ao ver uma pessoa sorrindo, nós sorrimos também, e isso provoca a liberação das endorfinas. Quando cercados de pessoas tristes e infelizes, temos a tendência de imitar suas expressões e nos tornar taciturnos e deprimidos.

Trabalhar num ambiente triste faz mal à saúde.

Na década de 1980, diversos hospitais americanos introduziram o conceito a “sala do riso”. Com base na experiência de Norman Cousins e nas pesquisas do Dr. Patch Adams sobre os efeitos do riso, os hospitais destinaram salas cheias de livros de humor, filmes de comédia e tapes humorísticos e programaram visitas regulares de comediantes e palhaços aos pacientes. As sessões eram diárias, com duração de 30 a 60 minutos. O resultado foi extraordinário – melhoras espetaculares na saúde dos pacientes e redução do tempo médio de hospitalização. A sala do riso trouxe também a redução do número de analgésicos requeridos pelos pacientes que sofriam de dor e facilitou o trato com todos os demais. Pode-se dizer, portanto, que a profissão médica agora leva o riso a sério.

Quem ri vive mais.

O riso no amor

Estudos mostram que as mulheres riem para os homens por quem se sentem atraídas, e que os homens se sentem atraídos pelas mulheres que riem para eles.

Do ponto de vista do homem, dizer que a mulher tem senso de humor não significa que ela conte piadas; significa que ela ri das piadas dele.

Resumindo

Quando você sorri para outra pessoa, ela quase sempre lhe retribui o sorriso, o que, devido à lei de causa e efeito, gera sentimentos positivos recíprocos. Estudos mostram que, em geral, os contatos são mais tranqüilos, duram mais, criam mais resultados positivos e melhoram sensivelmente o relacionamento quando você usa o sorriso e o riso regularmente, a ponto de torná-los um hábito.

As evidências mostram que o sorriso e o riso reforçam o sistema imunológico, protegem o corpo de males e doenças, vendem idéias, ensinam melhor, atraem amigos e prolongam a vida. O humor cura.

Então sorria meu bem ... sorriaaaaaaaaaaaaaa

Nenhum comentário: