Esse blog foi criado para divulgar o trabalho do Canto Cidadão, Organização Não Governamental (ONG), da qual a Drª Risadinha Risolina é voluntária. Nesta página você lerá textos que expressam as experiências que tenho vivido.



domingo, 20 de janeiro de 2008

Bolo de cenoura com muita cobertura de chocolate

Chegamos e logo soubemos que houve um óbito. Alguns minutos mais tarde entramos no quarto com o leito vago. Preferimos não saber quem era o paciente que falecera. As duas pacientes do quarto estavam muito desanimadas.
E uma idéia inusitada nos ocorreu para fugir daquele vazio. Então, começamos a trocar literalmente receitas de bolo. Porém, a Jaqueline não escutava quase nada.

Drª Risadinha e Dr.Caboclinho: A senhora gosta de cozinhar?

Antonia: Sim, muito.

Drª Risadinha: A senhora faz bolo?

Dr.Caboclinho: Sabe fazer de cenoura?

Antonia: Com certeza.

Drª Risadinha e Dr.Caboclinho: Com aquela cobertura de chocolate aiaiai que delícia!

Drª Risadinha e Dr.Caboclinho: Você também sabe fazer bolo?

Jaqueline: Como? Não escuto bem.

... traduzimos a conversa para Jaqueline...
O que dona Antonia falava repetíamos bem devagar, em alto e bom som.

Drª Risadinha e Dr.Caboclinho: Então está fechado. A dona Antonia faz um bolo muito bom e traz pra gente ver se é bom mesmo. O que acha?

- Demorou. Faremos esse sacrifício rsrs.

Respondeu Jaqueline depois de termos feito uma tradução de dar inveja a qualquer intérprete kkk.

E o vazio do quarto foi preenchido com os sorrisos de ambas outra vez.

Moral da história:
1) Comunicação é tudo.
2) Uma boa receita de bolo pode salvar a noite de muita gente.
3) Se ouvirmos com o coração é possível entender todas as mensagens.

Todos os relatos são baseados em fatos reais, porém, os nomes dos personagens são fictícios para preservar sua identidade.

Um comentário:

Taty disse...

Ai ai ai ...lá vou para a terceira tentativa de comentar nesse post...tenho pela certeza que não vou conseguir escrever tudo o que tinha escrito das outras vezes..mas enfim, se eu ao menos não tentar, amanhã serei morta pela minha colega de JC...rsrs


bom, esse post merece um comentário um pouco mais complexo.

Primeiro porque concordo em gênero, número e grau com a doutora Risadinha quando ela afirma que comunicação é tudo. Realmente, sem ela não seria nada. Dom Paulo Evaristo Arns já disse uma vez..."A falta de comunicação é a maior falta que se pode cometer contra a dignidade humana. Não poder comunicar significa não ser para o outro amigo ou inimigo".

Dois, ai como é bom um bolo de cenoura quentinho com uma deliciosa cobertura de chocolate né...estou até sentindo o cheiro do bendito. Huuuuum!


Realmente uma receita, e de preferência o próprio bolo em si salvam qlq conversa...principalmente qdo o interlocutor é mulher...já reparou como mulher adoro falar de comida!

e agora o que eu posso falar sobre a última parte do post- "Se ouvirmos com o coração é possível entender todas as mensagens". Qtas vezes a gente não dá atenção as pessoas com quem conversamos? As vezes estamos tão "ocupados" que nos esquecemos que temos amigos, que precisam de nós...que precisam da nossa atenção...e não é só amigos não...a gente esquece da família, dos parentes...basta parar por alguns segundos e refletir...qtas vezes vc conversou durante um tempão com uma pessoa e depois de pouco tempo já nem lembrava mais do que tinham falado?! e por que isso? Simplesmente porque nos fechamos em nosso casulo...não nos doamos de forma verdadeira e absulota..Não ouvimos a voz e som do coração...o som do amor!

é uma pena...porque tenho cada vez mais a certeza que isso não vale de nada. A partir de hoje..passe a ouvir de verdade com o coração...


Beijos amiga...

Post maravilhosamente espetacular...o comentário não saiu como eu queria...MAS...saiu