Esse blog foi criado para divulgar o trabalho do Canto Cidadão, Organização Não Governamental (ONG), da qual a Drª Risadinha Risolina é voluntária. Nesta página você lerá textos que expressam as experiências que tenho vivido.



quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sonho construído bloco a bloco


Pessoal, minha amiga Havolene escreveu um texto e resolvi postar aqui.

Casa. O que vem à sua cabeça quando pensa nessa palavra? O normal é imaginar um lugar confortável, onde uma pessoa ou uma família viva e passe momentos juntos, realizando suas atividades pessoais.
Por vezes, desejamos possuir mais que uma...como cantava Elis Regina “Quero uma casa no campo, onde eu possa ficar do tamanho da paz (...) Onde eu possa plantar meus amigos, meus discos e livros e nada mais”.
Em resumo, casa significa refúgio, um lugar seguro. Porém, muitos não têm nem um espaço minimamente digno e vivem, ou mais exatamente sobrevivem longe desse lugar ideal.
Assim, um direito garantido pela Constituição torna-se um sonho, quase uma utopia.
Infelizmente, essa ainda é a realidade de muitos. Difícil apontar culpados: poder público, crescimento desordenado, falta de planejamento familiar, desemprego?
Em meus garimpos como repórter fui à casa de uma família beneficiada por um programa social. A mãe que vivia com os cinco filhos em um quarto sem janela, dividindo espaço com fogão, pia, geladeira, dormia sentada. Afinal, não deixaria um filho dormir na cadeira. O mais emocionante foi o depoimento do menino de 10 anos, muito inteligente e esperto. “Antes tinha vergonha, mas agora posso convidar meus amigos para virem me visitar”.
É uma lição de vida conhecer a realidade de tantos que lutam - como eu e você - por um futuro melhor e ter a impressão de que não saem do lugar. Ao mesmo tempo, é como uma renovação na alma quando se presencia a esperança e o otimismo dessas famílias diante de seu duro cotidiano.
E a cada mês conquistam com seu trabalho e suor um metro de piso e areia, um milheiro de blocos. Pode parecer pouco, mas para eles isso vale muito, significa construir degrau por degrau a dignidade de sua família.

Um comentário:

Taty disse...

Nem preciso falar mais nada né! A gente já "filosofou" horas sobre o assunto...

que bom que a gente ainda tem essa sensibilidade tão distante das pessoas poderosas =/


bj